Nível de Ensino: Ensino Fundamental - 2° Segmento (nivelamento)
Tema: Dia do Trabalho
Duração: 6 aulas aproximadamente
Justificativa
O tema escolhido é rico de informações, faz parte da realidade e da história de vida dos alunos adultos. A grande maioria não frequentou o ensino regular na idade certa, devido à necessidade de ajudar a família nos trabalhos de sustentabilidade desse grupo.
Estudar ou adquirir conhecimento através da leitura e da escrita há alguns anos atrás não era valorizado e nem incentivado.
Os alunos a princípio vão apreensivos ao laboratório de informática, mas depois do primeiro contato perderão o medo e até ousarão ir além do que esta sendo proposto.
Percebe-se que uma aula preparada com vários recursos e um tema que venha de encontro com o interesse dos alunos, contribui para que o trabalho transcorra de forma adequada e os educandos superem medos e traumas construindo seus próprios conceitos para sobreviverem no mundo letrado.
Objetivo Geral
Desenvolver no aluno capacidade de observar, pensar, raciocinar, concluir.
Objetivos Específicos
Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
Valorizar o seu trabalho e dos colegas.
Comparar e descrever o trabalho nas diferenças e suas relações na sociedade humana.
Associar o que ouve e lê ao contexto pessoal e social.
Encontrar informações expressas no texto.
Perceber seqüências lógica dos fatos.
Produzir um texto embasado num texto já existente.
Conteúdos
Dia do Trabalho
Recursos
Quadro, livros, papel, lápis de escrever e colorir, caneta, material impresso, dicionários, computadores – internet Impressora e data show.
Estratégia
Passos:
Porque trabalhar?
Como surgiu o dia do trabalhador?
O trabalho faz bem ao seres humanos?
O trabalho contribui para uma sociedade melhor?
2°- Explorado o tema cada um relata seu trabalho para o grupo ouvir e perceber a importância e a diversidade de cada trabalho.
3°- Levar os alunos pesquisar na internet na enciclopédia Wikipédia sobre o dia do trabalhador. Feita as anotações voltar para a sala de aula. Ler e comentar a pesquisa.
4°- Utilizar a fábula Ideia de Burro. Dividir a turma em duplas e distribuir os livros para leitura e observação da ilustração. Ler o texto, em seguida cada um lê a parte que mais gostou.
5°- Comentário do texto “Ideia de Burro”:
O que o texto nos ensina?
O que é ser esperto?
O trabalho motiva? ... (esses são alguns questionamentos que surgirão durante a aula)
6°- Pesquisar e ler na internet no site pt.wikipedia.org. o que é fábula, nos sites www.usinadeletras.com.br; www.ebooksbrasil.org/elibris/fafulas.html e www.ftd.com.br versões da fábula “Ideia de Burro”.
7°- Formar duplas para produzirem uma nova versão da fábula. Cada dupla fica responsável para produzir: uma o começo, outra o meio e outra fim da estória. Feito isso juntar as partes, ler e analisar o resultado.
8°- Digitar as produções no laboratório de informática, nesse momento o professor orienta sobre o uso do teclado e o mouse. Terminada a organização do texto é só imprimi-los.
9°- Pronto os textos, apresentação no data show. Escrever os textos em folha com pauta, ilustrar e expor no mural da escola.
Avaliação
Estabelecem relações críticas entre o presente e a realidade do educando.
Interpretação.
Fazem críticas construtivas.
Criatividade.
Participação.
Interesse.
Colaboração.
Responsabilidade.
Bibliografia
MARAL, Ana Lúcia, Maria Umbelina Caiafa Salgado. Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC: Guia dos Cursista, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de |Educação à Distância; 2008.
PEREIRA, Fanni. Ideia de Burro, São Paulo, Seed Editorial.
pt.wikipedia.org
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=360&cat=Infantil&vinda=S
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/fabulas.html
http://www.google.com.br/images