quarta-feira, 21 de abril de 2010

Plano de Aula – Dia do Trabalho


Nível de Ensino: Ensino Fundamental - 2° Segmento (nivelamento)
Tema: Dia do Trabalho
Duração: 6 aulas aproximadamente

Justificativa

O tema escolhido é rico de informações, faz parte da realidade e da história de vida dos alunos adultos. A grande maioria não frequentou o ensino regular na idade certa, devido à necessidade de ajudar a família nos trabalhos de sustentabilidade desse grupo.
Estudar ou adquirir conhecimento através da leitura e da escrita há alguns anos atrás não era valorizado e nem incentivado.

Sendo assim as atividades propostas devem ser claras, objetivas e atinjam a todos, despertando o senso crítico, criativo e participativo dos mesmos.
Os alunos a princípio vão apreensivos ao laboratório de informática, mas depois do primeiro contato perderão o medo e até ousarão ir além do que esta sendo proposto.
Percebe-se que uma aula preparada com vários recursos e um tema que venha de encontro com o interesse dos alunos, contribui para que o trabalho transcorra de forma adequada e os educandos superem medos e traumas construindo seus próprios conceitos para sobreviverem no mundo letrado.


Objetivo Geral
Desenvolver no aluno capacidade de observar, pensar, raciocinar, concluir.

Objetivos Específicos
Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
Valorizar o seu trabalho e dos colegas.
Comparar e descrever o trabalho nas diferenças e suas relações na sociedade humana.
Associar o que ouve e lê ao contexto pessoal e social.
Encontrar informações expressas no texto.
Perceber seqüências lógica dos fatos.

Produzir um texto embasado num texto já existente.

Conteúdos
Dia do Trabalho

Recursos
Quadro, livros, papel, lápis de escrever e colorir, caneta, material impresso, dicionários, computadores – internet Impressora e data show.

Estratégia

Passos:

1°- Primeiro momento realizar o questionamento:
Porque trabalhar?
Como surgiu o dia do trabalhador?
O trabalho faz bem ao seres humanos?
O trabalho contribui para uma sociedade melhor?
O salário que cada um recebe e justo?... (durante o questionamento surgirão novas perguntas com o desenrolar da aula)
2°- Explorado o tema cada um relata seu trabalho para o grupo ouvir e perceber a importância e a diversidade de cada trabalho.
3°- Levar os alunos pesquisar na internet na enciclopédia Wikipédia sobre o dia do trabalhador. Feita as anotações voltar para a sala de aula. Ler e comentar a pesquisa.
4°- Utilizar a fábula Ideia de Burro. Dividir a turma em duplas e distribuir os livros para leitura e observação da ilustração. Ler o texto, em seguida cada um lê a parte que mais gostou.
5°- Comentário do texto “Ideia de Burro”:
O que o texto nos ensina?
O que é ser esperto?
O trabalho motiva? ... (esses são alguns questionamentos que surgirão durante a aula)
6°- Pesquisar e ler na internet no site pt.wikipedia.org. o que é fábula, nos sites www.usinadeletras.com.br; www.ebooksbrasil.org/elibris/fafulas.html e www.ftd.com.br versões da fábula “Ideia de Burro”.
7°- Formar duplas para produzirem uma nova versão da fábula. Cada dupla fica responsável para produzir: uma o começo, outra o meio e outra fim da estória. Feito isso juntar as partes, ler e analisar o resultado.
8°- Digitar as produções no laboratório de informática, nesse momento o professor orienta sobre o uso do teclado e o mouse. Terminada a organização do texto é só imprimi-los.
9°- Pronto os textos, apresentação no data show. Escrever os textos em folha com pauta, ilustrar e expor no mural da escola.


Avaliação
Estabelecem relações críticas entre o presente e a realidade do educando.
Interpretação.
Fazem críticas construtivas.
Criatividade.
Participação.
Interesse.
Colaboração.
Responsabilidade.

Bibliografia

MARAL, Ana Lúcia, Maria Umbelina Caiafa Salgado. Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC: Guia dos Cursista, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de |Educação à Distância; 2008.

PEREIRA, Fanni. Ideia de Burro, São Paulo, Seed Editorial.

pt.wikipedia.org

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=360&cat=Infantil&vinda=S

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/fabulas.html

http://www.google.com.br/images

Apresentação


Sou professora municipal formada em Pedagogia pela UNOESC. Atualmente trabalho com informática.
É gratificante ver os rostinhos das crianças encantadas pelas atividades que o computador oferece, apenas clicando com o mouse. Nesse cenário percebe o quanto é necessário usar as tecnologias, para abrir as fronteiras do conhecimento.

domingo, 18 de abril de 2010


O Que É, O Que É?

Composição: Gonzaguinha
Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...